Algumas técnicas que são usadas no envelhecimento das páginas:
1) Lixado – Os papéis que não são tingidos na massa são os melhores para serem lixados, pois eles ao serem lixados aparecem pequenas partes de branco, você pode usar uma lixa fina ou até mesmo uma lixa de unha (a parte mais fina), os papéis escuros aparecem mais quando lixados e dão um charme todo especial. Você pode lixar também metais, bailarinas ou qualquer outro embelezamento para dar um ar envelhecido ao seu trabalho.
2) Dobrar e amassar – uma técnica extremamente fácil e cheia de efeitos, pegue um papel de preferência liso e dobre e amasse várias vezes, depois abra o papel, coloque uma folha de sulfite por cima e passe com ferro morno por 1 minuto apenas para “alisar” onde foi amassado, faça tags e molduras com esta folha.
3) Tingindo com café e chá – esta é uma das minhas técnicas favoritas, você pode usar um cardstock bege ou branco, faça um chá forte ou um café solúvel, coloque cada mistura em 2 borrifadores e borrife os papéis em cima de uma superfície plana, a medida que for tingindo o papel você poderá determinar se quer o papel mais claro ou escuro. Deixe secar naturalmente, tanto o chá quanto o café deixam nuances no papel muito bonitas e com ar envelhecido, você pode amassar o papel e depois lixa-lo também.
4) Rasgado – Rasgue o papel lentamente e para que o efeito envelhecido seja mais real suje as bordas do papel com uma carimbeira.
5) Distressing – Esta técnica tem este nome devido ao nome de uma carimbeira própria para envelhecimento de papéis mas pode ser feito com qualquer carimbeira ou chalk liquido, você pode passar sobre as bordas do papel sujando-o, ou com auxilio de uma esponja, passe na carimbeira e gentilmente vá sujando as bordas do papel.
6) Use fotos Preto e Branco e Sépia: Tanto as fotos P&B quando as fotos em sépia dão um look antigo e shabby ao trabalho. Não é regra, você pode usar as fotos coloridas também
Eu poderia descrever mais centenas de materiais que podem fazer seu trabalho ter um ar antigo e shabby: tinta acrílica, tecidos com motivos florais, rendas, fitas, laços, costura, rub-on metálico, flores secas, fibras, pedaços de papelão, juta, papel artesanal, a mistura de papéis com texturas e padronagens diferentes, enfim, veja o que você tem em casa e mãos a obra, a ordem é ousar, se soltar e claro, se divertir muito!
Fonte: Scrap Jackie
0 comentários:
Postar um comentário